Mapeando as árvores de Maringá-PR
A cidade
Maringá é uma cidade paranaense com 409 mil habitantes segundo o Censo 2022 conhecida nacionalmente pela flora abundante, onde 97,5% das edificações da cidade tinha uma ávore próxima.
A cidade foi planejada em 1947 como Cidade-Jardim, onde os parques e a vegetação permeiam a cidade idealizando um cinturão verde. O planejamento também pode ser visto com as vias atuais que seguem um padrão Norte-Sul e Leste-Oeste bem evidente.
Mas as as vias e parques não contam toda a história…
As árvores
Com acesso via LAI aos dados georreferenciados de todas as árvores de Maringá, cada árvore pode ser visualizada como um ponto no mapa!
No mapa acima não existe nada além de pontos para cada árvore. São exatamente 142.893 árvores catalogadas que seguem o desenho das vias da cidade.
A partir dos microdados de cada árvore na cidade, percebe-se a dominância de Sibipirunas na cidade (23,6%), seguida de Oitis (15,3%). Das 142 mil árvores catalogadas, cerca de 17 mil não puderam ser identificadas.
Dentre as árvore da cidade, os Ipês se destacam pela beleza exuberante que apresentam no período do inverno. Em destaque, são apresentados os ipês roxos (#984ea3
◉), ipês brancos (#ffffff
◉), ipês amarelos (#ffff33
◉) e ipês rosas (#f781bf
◉).
Mas essas não são todas as árvores da cidade, já que o levantamento florístico foi realizado apenas nas vias urbanas. Praticamente todas as grandes áreas sem pontos na visualização são áreas florestais, fundos de vale, universidades (a UEM está bem no centro do mapa) ou novos bairros não estudados.
O acesso a esses dados via LAI só foi possível com a ajuda do Bruno Morassutti, Co-fundador e Diretor de Advocacy da Fiquem Sabendo. A tabela com os dados disponibilizados pela prefeitura (espécie e coordenadas) pode ser acessado aqui.